Skip to main content

Você já ouviu falar em boudin blanc? E o peixe ubarana, você conhece? 

Há um tempo, em um dos testes da nossa cozinha do mar, decidimos unir a sofisticação de uma técnica de embutidos original da França – boudin blanc – com um peixe pouco conhecido e geralmente descartado: a ubarana.

Boudin Blanc/ubaranaO peixe ubarana é uma espécie que vive em águas tropicais e que, na maioria das vezes, é descartado pelos pescadores antes mesmo de desembarcarem. Ou seja, é retirado da rede de pesca morto e jogado de volta ao mar porque seu valor comercial é muito baixo ou quase nulo. Quando não é descartado, os pescadores só conseguem vender para algum cliente com muito conhecimento ou os levam pra casa como alimento pra família.

O principal motivo da ubarana não ser tão comercializada é pelos pequenos ossos na sua carne, o que dificulta seu consumo e preparo em receitas, por isso também é conhecida como “bonefish” (peixe-dos-ossos).  

Na cozinha do Ocyá queremos valorizar e dar visibilidade a peixes não-convencionais, como a ubarana, que dificilmente será encontrada em outros restaurantes. Nossa busca é entender quais são as formas possíveis de extrair valor desse produto e servi-lo de forma atrativa (e curiosa) para quem passar pelo restaurante.

No caso do boudin blanc (uma espécie de salsicha branca), temos um exemplo de uma técnica tradicional que já existe, onde preparamos com a carne defumada da ubarana, creme de leite, vinho branco, sal e pimenta do reino. 

O resultado foi excelente nos aspectos esperados: sabor, textura e consistência. Vale se aventurar!